Apoio:













































ResgataTUR

O ResgataTur busca oferecer as comunidades carentes a vivência de experiências culturais a partir de um projeto inédito que promove a pesquisa na busca do envolvimento do indivíduo, de sua história e cultura e de sua comunidade.

Além disso, o projeto visa apresentar a estes a possibilidade e a experiência de atuar em uma nova área profissional, no caso, o Lazer e o Turismo, apresentando a capacidade de beneficiar diretamente a sua comunidade nos passeios dos roteiros turísticos e no esclarecimento de questões que se relacionem com o local em que residem.

O resgate da história, dos valores e das particularidades de sua comunidade busca proporcionar maior identidade com seu meio, através do estímulo de reflexões sobre os diferentes assuntos tratados nos roteiros de cunho educacional.

O ResgataTur permite e tem por objetivo dar apoio e base para que esses moradores possam resgatar aspectos e particularidades importantes e, muitas vezes, esquecidas de cada bairro e comunidade.

É dividido em três partes de trabalho: workshops, formação de agentes comunitários e produção.

1- Workshop

Para os roteiros realizados nos atrativos turísticos com as crianças a equipe de monitores será completada com monitores voluntários de cada comunidade envolvida no projeto que serão chamados de Agentes Comunitários .

O Workshop a estes voluntários será aplicado com uma metodologia que visa envolver os participantes com a área de Lazer e Turismo e proporcionar a estes novos monitores a oportunidade de conhecerem uma nova profissão independente do mercado de trabalho, mas, principalmente, de vivenciarem uma experiência nova atuando por interesse próprio e com fontes confiáveis de informações conhecendo um pouco do trabalho de um recreador ou de um guia de turismo.

2 - Agentes Comunitários

Para estas atividades, são selecionados participantes de cada comunidade para o treinamento e para a sua aplicação. Dentro da faixa-etária escolhida, estes participantes poderão ser pessoas envolvidas e interessadas em diversos segmentos como entidades locais, supletivo de escolas públicas, associações de moradores, dentre outros.

3 - Papel dos Agentes Comunitários

Os agentes da comunidade tem as seguintes funções:

  1. Recebem treinamento para monitoria durante os roteiros nos atrativos turísticos
  2. Execução de projeto de resgate da história e cultura do bairro desta comunidade

Clique nas imagens para ampliar.